domingo, 21 de dezembro de 2008

RITUAL DE SEPARAÇÃO

A separação é uma das vivências mais difíceis de elaboração. Se nós pudéssemos, pularíamos esta fase. Mas não dá. De alguma forma ela deverá ser elaborada para que possamos fechar esta janela e abrir futuramente outra.
Você conhece um poema do Carlos Drumond de Andrade que diz:
"o primeiro amor passou,
o segundo amor passou,
o terceiro amor passou,
mas o coração continua."
Hoje, ouvir isto depois de uma ruptura amorosa, parece incompreensível. Depois de um tempo você confirmará a sabedoria do poeta. Sua capacidade de amar pertence a você e não ao objeto do seu amor. E esta capacidade não se perde e não sofre desgastes pelo tempo. Esta descoberta é maravilhosa. Os budistas falam que precisa mudar a paisagem. Isto é também muito sábio. É preciso começar, primeiramente, a se encantar com o mundo ao seu redor, redescobri-lo com o mesmo impulso da criança que você ainda guarda aí dentro.
Para dar uma ajudinha no processo, que tal a gente usar um atalho? Que tal a gente simbolizar um pouco?
-Lá vem você com as suas bruxarias...
- E se ajudar, que mal há?
Vamos começar?
Prepare seu cantinho: vela, incenso, fósforos, papel, fita ou barbante e água. Não esqueça do vaso alquímico. Volte nos tópicos anteriores, quando falamos da importância do vaso alquímico. Ele é o continente de seus processos de crescimento.
Pegue dois palitos de fósforo e amarre-os entre si. Um dos palitos será você, o outro representa a pessoa de quem você quer a separação. Sinalize quem é você e quem é o outro. A amarração pode ser feita com fita ou barbante. A vela já deve estar acesa, o incenso também e a luz apagada.
Diga então que você deseja se separar daquela pessoa. Mentalize isto. Coloque o vaso alquímico em uma posição que possa receber cinzas do barbante queimado. Este barbante ou a fita representa o vínculo entre vocês que já não os deixa felizes.
Coloque o centro do barbante que os une na chama da vela para que queime, mas não deixe que queime o barbante muito próximo aos palitos.
Deixe o palito que a representa dentro do vaso alquímico que deverá receber um pouco de água, coberto com o plástico e colocado, por exemplo, na sua janela. O palito que representa o outro com quem você deseja romper, amarre-o em algum lugar, por exemplo, pode ser um galho de árvore. Ele tem que ficar do lado de fora da sua casa, por exemplo, pendurado para fora de uma janela. Assim, ao amarrá-lo fora de sua casa (pode mesmo ser num abusto de praça ou rua) você mentalizará que deseja que o vento o leve para longe de você, para que ele possa ser livre, possa crescer, encontrar outra pessoa e ser feliz.
Deixe assim o palito dele e não o procure mais (o palito).
O seu palito deverá ficar naquela água no lugar que você escolheu deixar, por dois dias. No terceiro dia, siga o ritual descrito neste blog: Alquimia simbólica.
Não esqueça, estamos mexendo com símbolos. Uma parte dele se tornou concreta pelo ritual. A outra parte não conseguiremos acessar, mas o inconsciente entenderá seu recado e processará o seu pedido.
BOA SORTE!!! E QUE A VIDA TRAGA A PESSOA CERTA, E QUE VOCÊ SEJA MUITO FELIZ!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

RITUAIS PARA FESTAS DE FIM DE ANO

O principal é termos uma atitude de delicadeza com as pessoas que nos cercam.
Para o último dia, faça um relatório com as boas lembranças de 2008, uma lista dos acontecimentos que te entristeceram e uma lista de desejos para 2009.
Com a vela acesa, enrole cada lista e queime na chama da vela. Peça para que as tristezas sejam esquecidas, que as mágoas sejam perdoadas, que as coisas boas sejam guardadas na sua memória e que seus desejos para 2009 se realizem, desde que estejam dentro de grande plano de Deus para você.
Desejo um lindo natal e que 2009 seja um ano que você não queira nunca esquecer de tão feliz que será para você.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MITOLOGIA: HEFESTO (O DEUS ARTISTA)

HEFESTO:
O deus da forja,O deus dos nós

Hefesto é um deus que nasceu feio e coxo. No Olimpo ele se dava mal, porque lá o que valia era poder, heroismo e beleza. Era filho de Hera e Zeus, mas foi rejeitado e chutado para fora do Olimpo, por ser aleijado. Os outros deuses zombavam dele por ser manco.Passou sua infância no oceano, onde foi parar quando atirado para fora do Olimpo pelos pais. Lá, foi criado pelas ninfas. Foi, portanto, criado por mulheres. Seu pai Zeus foi um pai ausente.
Desenvolveu enorme habilidade artística e tornou-se o deus da forja. Era um verdadeiro artista. Quando cresceu, vivia a maior parte do tempo trabalhando debaixo do vulcão Étna, talvez por isso, tenha sido chamado pelos romanos de Vulcano.Foi o único deus que trabalhou e suas obras eram reconhecidas por todos. Ali fabricou os raios de Zeus, o tridente de Poseidon, a couraça de Héracles, as flechas e a carruagem alada de Apolo e a belíssima Pandora. Certa vez, magoado com a mãe Hera que o rejeitou, amarrou-a ao trono e só Dioniso conseguiu convencê-lo de libertar sua mãe. Por libertar sua mãe, seu pai Zeus concedeu-lhe a mão de Afrodite em casamento. Ela, a mais bela das imortais, botou um par de chifres no coitado.
Então, como é que foi essa história do chifre que Afrodite colocou no marido, Hefesto?
Seguinte: Hefesto começou a desconfiar que a esposa Afrodite andava traindo e fez uma armadilha para os amantes. Afrodite tinha um caso com Ares, o deus da Guerra, cara super boa pinta. Hefesto teceu uma fina rede de metal e na hora que os dois amantes estavam na cama, Hefesto jogou a rede sobre os dois e chamou todos os deuses do Olimpo para olharem os amantes presos em sua rede. Sabe o que aconteceu? Os deuses debocharam foi do pobre do Hefesto, o chifrudo.Mas o Hefesto é um grande artista. Simboliza a transformação da matéria bruta em obra-prima. Se por fora Hefesto é feio, tem, no entanto, uma grande beleza interior, apesar de rancoroso. Ele tranforma suas emoções em obra de arte.
Por que nós estamos falando em Hefesto?Porque no nosso último trabalho, aquele da alquimia, nós criamos alguma coisa, lembram? Nós chamamos a este processo de SUBLIMAÇÃO. Nós transformamos matéria bruta (argila), carregada com nossa energia, ainda em estado bruto, em alguma coisa. Nós criamos alguma coisa que é uma expressão somente nossa, é nossa arte. Nós transformamos matéria em arte.
Você não gostou do seu trabalho? Achou que o que fez não é arte?
Não se preocupe. Com o tempo você verá que é expressão de seus conteúdos interiores, único e poderá exibir, se quizer em sua casa e se orgulhar do que fez.
Depois, se você gostar, poderá tentar trabalhar com outros materiais. O Hefesto, por exemplo, era fera trabalhando principalmente com metais. Mas não esqueça que para fazer a belíssima Pandora, ele usou argila.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DECIFRANDO SÍMBOLOS

A linguagem do inconsciente se expressa muito através de símbolos. Os símbolos são compostos por dois pólos: um no consciente, outro no inconsciente. Quando usamos representações, teatralizações, conseguimos muitas vezes acessar símbolos, embora não possamos verbalizar muitas vezes o processo. Cada vez que entramos em contato através de um mundo não verbal e contatamos um símbolo, uma quantidade de energia contida nele se liberta e vai, ao longo da vida, propiciando saltos qualitativos na vida da gente. O homem ocidental há muito rompeu com os ritos que o colocava em contacto direto com os símbolos, sendo isto responsável por um desequilíbrio em nossa civilização, representado por violência contra a natureza e contra o próprio homem.
O VASO ALQUÍMICO: é o receptáculo, o continente dentro de cada um de nós que receberá os conteúdos da vida a serem elaborados. O que acontece com o jovem? O vaso dele tem perfurações, ele não consegue conter seus conteúdos e eles vasam. O que isto significa? Por exemplo: você está de olho num menino, já sai contando para todo mundo e aí estraga tudo. Por quê? Você não tem a capacidade de guardar seus segredos para que eles possam ser trabalhados, desenvolvidos, elaborados. O segredo amadurece e protege você. No fundo é o símbolo do Santo Graal. É o cálice que recebe e possibilitará as reações alquímicas para transformação do vinho em sangue.Para não ficar muito pesado, continuaremos com este papo sobre os símbolos em outro momento.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ALQUIMIA SIMBÓLICA

O QUE É QUE EU FAÇO COM AS CINZAS?
Estas resultantes das queimas rituais são muito importantes. Podemos jogá-las fora, mas elas fazem parte de um processo de transformação que vamos chamar de:
ALQUIMIA SIMBÓLICA.

A COMBUSTÃO é a primeira etapa do nosso processo de simbolização. Coloque as cinzas no seu vaso alquímico e adicione água até que cubra toda a cinza. Esta será a segunda parte de nossa simbolização: DILUIÇÃO. Coloque o vaso alquímico num lugar seguro e aberto (pode ser em uma janela, por exemplo) onde ninguém mexa, durante 3 dias e 3 noites.
Em uma papelaria, compre argila. Amasse por 20 minutos a argila e guarde-a enrolada em um plástico durante uma noite, próxima do vaso alquímico, no terceiro dia.
Passado este tempo, pegue o vaso alquímico com as cinzas diluídas e adicione a argila. Após incorporar a água na argila, amasse com os dedos. Este contato da argila com a mão é muito importante. Amasse a argila e inicie um trabalho de limpeza desta argila, retirando qualquer grão que você tocar. Esta fase é muito importante. É um processo físico de separação. No mito de Eros e Psique, Psique foi obrigada por sua sogra, Afrodite, a separar uma grande quantidade de joio misturado ao trigo. Representa o desenvolvimento da capacidade de selecionar, de separar, de deixar de lado a promiscuidade. Enquanto você amassa a argila, converse com ela. Conte para ela tudo que te angustia. Fale com ela. Os medos, as raivas, os amores...Enfim, tudo que te vier à cabeça, até que você se esvazie e se abandone e relaxe. Ela vai te ouvir, dividir, receber. Todo este processo deve acontecer dentro de seu vaso alquímico. Depois explico o significado do vaso alquímico. Enrole o vaso alquímico contendo esta argila em um pano úmido e envolva tudo em um plástico e coloque-o no lugar onde ele esteve estes dias.
No outro dia, pegue seu material e repita o processo. Amasse, limpe a argila e converse com ela novamente, dando a ela uma forma final. Não importa a forma que assumirá. Ela é sua e se você quiser poderá mostrar aos outros ou não, mas só depois que nossa magia estiver finalizada. Não importa a forma que você conseguir, foi fruto de sua energia. Esta etapa pode ser chamada de SUBLIMAÇÃO.
Na verdade, não há aqui nenhuma ligação com os trabalhos de alquimia. O que nos interessa é que com estas simbolizações, conseguimos atingir partes de nós mesmas que não conseguimos através do pensamento tradicional.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

INVEJA

INVEJA?
-Inveja quem? Eu? Nunca!!!
-Fala sério, guria! Quem é que nunca teve inveja na vida?É que nos ensinaram que sentir inveja é feio. Aí nós jogamos o sentimento na sombra de tal jeito que parece que só os outros que sentem inveja.
-E se eu assumir que sinto inveja, o que é que acontece?
-Você vai se tornar uma pessoa mais interessante, no mínimo.Sabe o que é de fato a inveja?A gente sente inveja de alguém que a gente acha que tem uma qualidade que admiramos muito e que a gente não tem. Quer saber?Em primeiro lugar, tudo que você enxerga de qualidade no outro, com certeza é qualidade que você também tem.Olha os índios! Quando eles admiravam muito o inimigo, eles comiam o cara. É...é isto mesmo: ANTROPOFAGIA.Uma vez, aqui no Brasil, bem no início da história, numa expedição trouxeram um artista holandês para capturar imagens do Brasil e colocar na tela. Ainda não existia a tal de máquina fotográfica, né. Quando o tal do holandês viu que ia ser comido, abriu a boca a chorar. Os índios então libertaram o brancão, afinal, não passava de um cagão. Quem é que quer adquirir uma característica destas, quem é que quer energia de covarde?
AGORA... PARA A COZINHA DAS FEITICEIRAS:VAMOS SIMBOLIZAR? VAMOS...Todas as noites, durante 7 dias, acenda uma vela, pegue um copo com água, papel e caneta. No papel escreva, do lado esquerdo, sete qualidades da sua amiga que nós invejamos. Serão qualidades que desejamos adquirir ou fortalecer em nós.Pegue um recipiente que daqui para frente chamaremos de vaso alquímico e queime este papel. Você deverá enrolar o papel. Enquanto isto, você falará NAMASTÊ...as qualidades dela agora estarão também em você, quando tomar toda a água do copo. Entendeu? O processo de queima (combustão) do papel, simbolizando o fogo transformador, transferirá tais características para a água do copo. Ao tomá-la, você estará tomando energia da sua "invejada amiga" sem com isto fazer nenhum mal para NINGUÉM!!!!
-E o que é que eu faço com as cinzas?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PROTEÇÃO
AQUELA TUA AMIGONA, QUERENDO FURAR TEU OLHO, NÉ?
E aquela tua amiga, hein? Tentando roubar o teu namorado? Baixando a tua auto-estima?
Fala sério... amiga da onça!
O tal de ser humano não é fácil, guria!
Andam te dando um tapetão???
Tem como fazer algo que vai te fortalecer. Primeiramente, procure no dicionário o significado da palavra mandala, se não souber do que se trata. Depois, faça uma mandala de proteção para você. Mantenha esta mandala ou nas tuas coisas da escola, ou no teu quarto. Ponha o que te vier na cabeça. Vale desde espelhos, contas, missangas, etc.. Não duvide querida. Experimente! Depois, é só observar as mudanças e lembre, nosso cérebro é como um computador: programe e verá. Novamente: isto é religião? NÃAAAAAAAAOOOOO! Isto é SIMBOLIZAÇÃO. Precisa acreditar? NÃO. Faça e observe você mesma.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PROVAS? VESTIBULAR?


E PARA AS PROVAS FINAIS E VESTIBULAR, PRA QUEM EU PEÇO AJUDA?

Sugiro a deusa Atena. É a deusa grega da sabedoria e das artes. Entre os romanos era chamada de Minerva. Embora simbolize a guerra, tem temperamento pacífico e representa a supremacia da razão sobre a emoção. Seus principais atributos são planejamento e paciência. Não gosta de guerra, mas se for inevitável, vencerá pela astúcia. A combinação de sabedoria com justiça a transformou em uma deusa sábia e misericordiosa.
Atena ou Atenas era filha de Zeus com sua primeira esposa, Métis. Uma profecia colocou o deus em pânico, por isto, engoliu Métis grávida. Depois, vítima de uma forte dor de cabeça, obrigou seu filho coxo Hefesto a abrir sua cabeça com um golpe de machado. E lá dentro estava a filha Atena, armada com lança e vestindo armadura. Tornou-se a filha predileta do deus mais poderoso do Olimpo. Foi a única deusa a receber o raio e o escudo, símbolos do poder de Zeus.
No tarô, ela é representada pela carta da justiça.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E O ANEXO (ESPINHA) QUE NASCEU NO MEU NARIZ?
- Meu Deus, olha a putaespinha que nasceu bem no meio do meu nariz! Logo hoje, que eu ia sair com o João Pedro. Ele não vai me querer! Vai ficar com nojo de mim!
- Nossa! Amiga! Isto não é uma espinha! É um ANEXO, UM APÊNDICE!
-O que é que faço agora?

Calma, garota! Vai lá no altar, ponha um pouco de água e uma flor para Afrodite. Agradeça a ela o que você emagrece a cada dia, pelo broto que agora está se derretendo por você e peça para que ela te ajude com este apêndice. Pode ter certeza, ela te apontará uma saída, nem que seja o corretivo que sua amiga usa. E lá vai você linda, encontrar o garotão, e no seu rosto ele vai ver olhos, boca, sobrancelhas e tudo mais, mas não enxergará nenhum anexo, viu? Se o seu problema com espinhas for grave, peça ajuda a um profissional da saúde. Nada de passar as porcarias que os não-médicos indicam.
REGRAS PARA UM MUNDO CHEIO DE MAGIA:
SÓ QUER MOLEZA, É?Afinal, e a sua parte nesta história?Pois é. Para sermos atendidos por nossos amigos internos, precisamos avaliar nossa conduta em relação ao Universo.Em primeiro lugar, pense no seu quarto. Está sujo? Desarrumado? Você imagina como uma bruxa começa a fazer suas poções mágicas? Em primeiro lugar ela usa a vassoura que, além de meio de transporte, serve ainda para varrer, limpar. Primeiramente, separe a roupa limpa da suja. Tire aquele lixo do meio do seu material escolar e limpe, limpe e organize. Dentro de você, suas idéias e sentimentos também estarão se organizando. Você se sentirá cheia de energia no final da limpeza e, ainda por cima, sua mãe ficará muito feliz e vocês criarão uma cumplicidade. O que houver de roupas e sapatos que você analisou e viu que não usará mais, trate de doar. Pense: o que para mim é lixo, para outra pessoa poderá ser luxo. Doe estas tralhas que estão aí enchendo seu guarda-roupa. Acredite, se você não se livrar disto, seu inconsciente enviará uma mensagem avisando que você não precisa de nada e não há lugar nem dinheiro para roupas novas. E aí, estamos bem agora? Tudo limpo e cheiroso?Agora pense no lixo que você tirou e daqui para frente, você começa um novo estado de consciência, um compromisso com o mundo, com sua casa, com sua rua, seu bairro, sua cidade, seu Estado, seu país, o continente e assim, até chegar a entender que você agora tem um compromisso com o Planeta, com a TERRA!
RECADO DE AFRODITE:
AFRODITE recomenda que você converse com sua família e peça ajuda profissional competente (médico, nutricionista, etc..). Afrodite confere força, mas não é médica nem nutricionista, entendeu.? Nada de louquear fazendo umas “dietas”que as amigas, ou seja lá quem for, sugerir para você. Funcionou para sua amiga, mas não quer dizer que funcionará para você. Lembre, cada ser humano é único, seu corpo é único e sua saúde é a maior maravilha que você tem.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FOFOCA:
Que tal falarmos da vida dos outros?
Vamos falar de AFRODITE.
É a deusa do amor e da beleza feminina e da sensualidade.
Conhecida pelos romanos como VÊNUS, ficou imortalizada por uma das obras de arte mais famosas do mundo: a Vênus de Milos.
Para os gregos, a deusa simbolizava também o poder reprodutor da natureza. Acreditavam que Afrodite acendia a chama do desejo entre os homens, unindo-os e perpetuando a vida. Além de todos estes atributos , a criatividade também era atributo da deusa.
Ela governa o prazer do amor, a sexualidade, a sensualidade e o envolvimento amoroso.
Existem duas versões sobre a origem de Afrodite. O poeta Homero diz que ela era filha de Zeus ( o todo poderoso do Olimpo) e de Dione, uma ninfa do mar. Outra versão, conta que o deus Cronos, filho de Urano, cortou os órgãos genitais de seu pai e atirou-os ao mar. Da espuma originada por estes órgàos, surgiu Afrodite. O quadro de Boticcelli mostra o nascimento de Afrodite nesta versão.
Zeus obrigou Afrodite a se casar com o seu filho coxo, Hefesto. Era o deus da forja, do fogo e o mais feio entre os imortais. Afrodite botava chifre no coitado do Hefesto adoidado e num destes encontros ele a surpreendeu na cama com Ares, o deus da guerra. Hefesto havia preparado uma teia de metal que aprisionou os dois na cama e chamou todo o Olimpo para vê-los. Sabe o que aconteceu? Os olímpicos debocharam do pobre e manco Hefaesto.
Outro caso extra-conjugal de Afrodite foi com o deus Hermes com quem teve Hermafrodito, belo como a mãe e com órgãos genitais feminino e masculino. Alguns relatos dizem que era mãe de Eros, deus do amor.
Entre os mortais, o amante mais famoso de Afrodite foi Adônis.
Dizem ainda que Afrodite possuia um cinturão mágico de grande poder sedutor que a deixava irresistível. Símbolos de Afrodite: pombas, cisnes, frutas (romã e maçã) e flores (principalmente as rosas).
HOJE ACORDEI GORDA, FEIA!
VOCÊ SOFREU UMA METAMORFOSE!
Hoje você acordou se sentindo gorda, feia, o cabelo não anda legal, a barriga ficou ENOOOOORME da noite para o dia. Nesta madrugada, você sofreu uma metamorfose. Foi dormir uma menina normal, mas alguma coisa aconteceu nesta máquina louca e você tomou aquela poção mágica e acordou uma BALEIA. Que desespero, não é, gatinha?
- Gatinha? Eu sou uma BALEEEEIIIIA!!! Não vê?
Aí você chora, fica desesperada. Vai conversar com sua mãe e ela vai dizer que não. Afinal, ela não tomou a mesma poção que você. E aí você fica furiosa com ela. Chora e diz que ninguém olha pra você, só pra sua amiga, porque ela come um monte, mas é uma esquálida, magra, magra, magra... E se o menino que você está afim ficar afim dela? Você ficará DESESPERADA!
O jovem sempre usa exclamação, porque tudo nele tem essa cara de urgência.
E aí? A velha sábia não satisfez a sua necessidade, não foi?
Está na hora da gente botar mais uma figura neste altar.

DE UM LIVRO DE ARTE, TIRE UM QUADRO (OU DA INTERNET)
Esta é sua tarefa de hoje: procure na internet, um quadro do pintor Boticcelli: O Nascimento de Afrodite. Tire uma cópia e coloque no seu altar. Esta é uma deusa muito amiga da mulher. Seu nome grego é AFRODITE. Na mitologia romana ela é Vênus. É a deusa da beleza . Ela é A amigona para estas horas.

Já colocou a foto da Afrodite no seu altar? Converse agora com ela. Conte para ela o que está acontecendo, como você está se sentindo –BALEIA.
Ela vai ouvi-la com muita atenção. Peça ajuda para ela. Peça para que ela te deixe MARAVILHOSÉRRIMA! Com exclamação, né?
Acredite. Ela vai te deixar MARAVILHOSÉRRIMA!.
Mas vou avisar pra você: quando os meninos estiverem caindo a seus pés, não esqueça de agradecer à deusa. Ela é vaidosa e gosta de gratidão e flores. Sempre deixe uma flor no seu quarto e diga para ela que a flor é dela. Você ganhará uma grande aliada, menina.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Primeiro encontro Das Bruxas:

DO TARÔ, TIRE A CARTA DA PAPISA
Você já ouviu falar de tarô? O tarô foi inventado por seres humanos muito criativos que usaram uma linguagem simbólica para as passagens de todas as pessoas pela vida.
Como ele pode te ajudar? Em primeiro lugar, era bom você ter seu próprio tarô.
Sabe o que são aquelas cartas? São os arquétipos. Veja: arque=antigo. Tipos antigos, formas antigas, estruturas antigas dentro da psique humana. As sete primeiras cartas do tarô, do zero, a carta do louco à carta de número seis, já estão prontas em nosso inconsciente quando nascemos. Na seqüência você encontrará a PAPISA. Olhe bem para ela . Sabe o que ela representa dentro de nós? A velha sábia. Veja, ela está dentro de você. Quando você estiver confusa com o seu tamanho, consulte a velha sábia. Como?
Bem, agora nós já começamos a falar das simbolizações que vão nos ajudar. Sabe o que é na verdade simbolização? É um teatrinho no qual você será a diretora, a atriz e o público, ao mesmo tempo. Do que você precisa?
É simples. Em algum lugar da casa, pode ser bem pequeno, onde você possa ficar sozinha, construa um altar. Pode ser até um pedaço do seu guarda-roupa. Procure mantê-lo em segredo. O segredo ajudará você a ficar mais forte.
A carta da papisa será o primeiro elemento deste altar. Deixe-a lá. Mesmo que você não saiba, ela estará conectada a você, responderá perguntas e de quebra, dará um colo para você, quando estiver chateada. Neste altar, você colocará outros símbolos que lhe digam algo, você vai escolhê-los. Você é católica, umbandista, seja o que você for, os símbolos são seus.
Daqui pra frente, quando se sentir inadequada, pequena demais, grande demais, consulte a velha sábia. Ela poderá responder na hora ou em outro momento. E você terá a certeza de que foi ela quem falou. Saberá também que é o conselho mais sábio que poderia receber, porque veio de dentro de você.
Sabe o que acontece? Ela já estava pronta aí dentro de você. Com a foto dela, ficou mais fácil conversar com ela. Entendeu? Isto é uma simbolização. É um atalho, como um atalho de computador, sacou?

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Das Bruxas

Este Blog é seu, mulher, jovem ou adolescente.
Você é o centro deste pequeno universo. Não temos a pretensão de resolver seus problemas. Tentaremos, sim, de forma lúdica, discutir suas questões, juntamente com você.
Não trataremos de bruxaria, mas sim, desenvolveremos uma forma de brincar com nossas dificuldades, simbolizando e muitas vezes solucionando pequenos ou até, grandes conflitos.
Você sabia que você não é a única mulher insegura no mundo?
Esta insegurança é universal.

PARA BUNDUDAS, GOOORDAS, BARRIGUDAS, CHEIAS DE ESPIIINHAS:

Há no ser humano, enorme capacidade de resolução, não disponibilizada pela cultura do século em que vivemos. O tratamento destes assuntos no Ocidente é visto como primitivo, tratado com desdém, ridicularizado. Confusões surgem ao se tratar desta temática tão humana, colocando as possibilidades abertas como charlatanismo, misturando com conflitos de ordem religiosa e mistificações.

É a você, jovem mulher, que dirijo este blog. Material extraído de bibliografias diversas, mitos, lendas e intuição da autora, serviram de fonte.
A adolescência é apontada pela maioria das pessoas como a fase dourada de suas vidas. Talvez algumas felizardas não tenham se deparado com as imensas dificuldades que envolvem a adolescência. Isto seria, na verdade, uma exceção. A mudança em seus corpos, a fragilidade do novato, o medo de não agradar, a ansiedade, a variação de humor devida, muitas vezes às variações hormonais, tudo isto faz da adolescência a fase mais difícil da maioria das mulheres.
O pior é que chegamos a esta idade e nossas mães, que deveriam estar prontas para nos ajudar, saíram desta fase e guardam dela memórias fugazes e lindas e tentam o mais rapidamente possível esquecer as experiências difíceis.
Aí nós nascemos e tudo vai bem até que, repentinamente, ficamos estranhas, choronas, sensíveis, incompreendidas: nosso encontro com Alice no país das Maravilhas. Maravilhas? Só se alguém me convencer de que ser bipolar é maravilhoso. Num momento, Alice toma uma poção e fica tão enorme que não cabe dentro de sua casa. São os momentos de ego inflacionado. Num momento seguinte, em uma de suas variáveis constantes de humor, a poção a faz se sentir tão reduzida, que ela cabe no buraco da fechadura. Sua casa, o self, tem tamanho adequado, mas seu ego é do tamanho de uma formiga. Sua casa, o si mesmo, está quase vazia.
Conversando com muitas jovens, encontro como redutor de suas auto-imagem, a fixação com o peso corporal. Pode crer, minha querida, se não fosse o peso, seria o pé, a mão, o cabelo, qualquer coisa apontaria nossa baixa auto-estima. E se estamos afim de algum menino, meu Deus! Ele nem olhou pra mim, porque sou gorda! Sou uma baleia assassina! Se não fosse este o foco do momento que a regra é: só ossos que terão que aparecer, seria talvez o cabelo, o foco da década de 70, talvez, ou outro qualquer..
Acredite, minha amiga: não é a bunda que é grande demais, ou a perna gorda demais, ou seja lá o que for que é gordo demais. São estes hormônios agindo no psiquismo, arranjando sempre um culpado dentro de nós.
Na adolescência, tudo é superlativo: POOORRRCA! BALEEEIA!
Pois vou contar alguns segredos de quem já poderia ser avó, se você tiver um compromisso consigo mesma: dar uma chance pra si mesma.
A primeira coisa que você tem que acreditar é que ninguém no mundo é mais que ninguém, que somos todos muito especiais, singulares. Isto é o grande BARATO! Cada um de nós é único, é criação exclusiva de um designer maravilhoso. Somos todos mais legítimos que qualquer sandália havaiana. Ninguém é igual a você! Trate então de descobrir o que você tem de diferente e exclusivo, seja o que for. Vocês já notaram o nariz da Penélope Cruz? Sinceramente, não é o nariz de boneca que nos ensinaram que era bonito. Alguém acha que aquele nariz foi impedimento para o sucesso?!
Se sua bunda não lhe agrada, use uma roupa a favor. Dane-se se minha colega usa uma mini-saia que fica legal nela porque ela não tem um bundão como o meu. Garanto que em algum ponto você ganha dela. Procure! Ache algo nela que em você é melhor e trate de usar a mesma arma dela: exiba o que tem de lindo.
A adolescência é uma máquina geradora de BIPOLARIDADE. O adolescente é SUPERLATIVO nos seus sentimentos, nas suas percepções.
E qual é saída? Você pergunta. Não tem muito não. É assim mesmo. Mas, se você estiver consciente de que esta é uma realidade para todos, ficará mais calma e reduzirá o poder das POÇÕES MÁGICAS.
A consciência será sempre sua melhor companheira.