segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FOFOCA:
Que tal falarmos da vida dos outros?
Vamos falar de AFRODITE.
É a deusa do amor e da beleza feminina e da sensualidade.
Conhecida pelos romanos como VÊNUS, ficou imortalizada por uma das obras de arte mais famosas do mundo: a Vênus de Milos.
Para os gregos, a deusa simbolizava também o poder reprodutor da natureza. Acreditavam que Afrodite acendia a chama do desejo entre os homens, unindo-os e perpetuando a vida. Além de todos estes atributos , a criatividade também era atributo da deusa.
Ela governa o prazer do amor, a sexualidade, a sensualidade e o envolvimento amoroso.
Existem duas versões sobre a origem de Afrodite. O poeta Homero diz que ela era filha de Zeus ( o todo poderoso do Olimpo) e de Dione, uma ninfa do mar. Outra versão, conta que o deus Cronos, filho de Urano, cortou os órgãos genitais de seu pai e atirou-os ao mar. Da espuma originada por estes órgàos, surgiu Afrodite. O quadro de Boticcelli mostra o nascimento de Afrodite nesta versão.
Zeus obrigou Afrodite a se casar com o seu filho coxo, Hefesto. Era o deus da forja, do fogo e o mais feio entre os imortais. Afrodite botava chifre no coitado do Hefesto adoidado e num destes encontros ele a surpreendeu na cama com Ares, o deus da guerra. Hefesto havia preparado uma teia de metal que aprisionou os dois na cama e chamou todo o Olimpo para vê-los. Sabe o que aconteceu? Os olímpicos debocharam do pobre e manco Hefaesto.
Outro caso extra-conjugal de Afrodite foi com o deus Hermes com quem teve Hermafrodito, belo como a mãe e com órgãos genitais feminino e masculino. Alguns relatos dizem que era mãe de Eros, deus do amor.
Entre os mortais, o amante mais famoso de Afrodite foi Adônis.
Dizem ainda que Afrodite possuia um cinturão mágico de grande poder sedutor que a deixava irresistível. Símbolos de Afrodite: pombas, cisnes, frutas (romã e maçã) e flores (principalmente as rosas).

Nenhum comentário: