terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MITOLOGIA: HEFESTO (O DEUS ARTISTA)

HEFESTO:
O deus da forja,O deus dos nós

Hefesto é um deus que nasceu feio e coxo. No Olimpo ele se dava mal, porque lá o que valia era poder, heroismo e beleza. Era filho de Hera e Zeus, mas foi rejeitado e chutado para fora do Olimpo, por ser aleijado. Os outros deuses zombavam dele por ser manco.Passou sua infância no oceano, onde foi parar quando atirado para fora do Olimpo pelos pais. Lá, foi criado pelas ninfas. Foi, portanto, criado por mulheres. Seu pai Zeus foi um pai ausente.
Desenvolveu enorme habilidade artística e tornou-se o deus da forja. Era um verdadeiro artista. Quando cresceu, vivia a maior parte do tempo trabalhando debaixo do vulcão Étna, talvez por isso, tenha sido chamado pelos romanos de Vulcano.Foi o único deus que trabalhou e suas obras eram reconhecidas por todos. Ali fabricou os raios de Zeus, o tridente de Poseidon, a couraça de Héracles, as flechas e a carruagem alada de Apolo e a belíssima Pandora. Certa vez, magoado com a mãe Hera que o rejeitou, amarrou-a ao trono e só Dioniso conseguiu convencê-lo de libertar sua mãe. Por libertar sua mãe, seu pai Zeus concedeu-lhe a mão de Afrodite em casamento. Ela, a mais bela das imortais, botou um par de chifres no coitado.
Então, como é que foi essa história do chifre que Afrodite colocou no marido, Hefesto?
Seguinte: Hefesto começou a desconfiar que a esposa Afrodite andava traindo e fez uma armadilha para os amantes. Afrodite tinha um caso com Ares, o deus da Guerra, cara super boa pinta. Hefesto teceu uma fina rede de metal e na hora que os dois amantes estavam na cama, Hefesto jogou a rede sobre os dois e chamou todos os deuses do Olimpo para olharem os amantes presos em sua rede. Sabe o que aconteceu? Os deuses debocharam foi do pobre do Hefesto, o chifrudo.Mas o Hefesto é um grande artista. Simboliza a transformação da matéria bruta em obra-prima. Se por fora Hefesto é feio, tem, no entanto, uma grande beleza interior, apesar de rancoroso. Ele tranforma suas emoções em obra de arte.
Por que nós estamos falando em Hefesto?Porque no nosso último trabalho, aquele da alquimia, nós criamos alguma coisa, lembram? Nós chamamos a este processo de SUBLIMAÇÃO. Nós transformamos matéria bruta (argila), carregada com nossa energia, ainda em estado bruto, em alguma coisa. Nós criamos alguma coisa que é uma expressão somente nossa, é nossa arte. Nós transformamos matéria em arte.
Você não gostou do seu trabalho? Achou que o que fez não é arte?
Não se preocupe. Com o tempo você verá que é expressão de seus conteúdos interiores, único e poderá exibir, se quizer em sua casa e se orgulhar do que fez.
Depois, se você gostar, poderá tentar trabalhar com outros materiais. O Hefesto, por exemplo, era fera trabalhando principalmente com metais. Mas não esqueça que para fazer a belíssima Pandora, ele usou argila.

Nenhum comentário: